Treinar Pesado com eficiência

Um post que deverá ser polêmico e chatear algumas pessoas. Mas é legal para mostrar o que não fazer com a musculação. É importante dizer que a intenção aqui é transmitir informação, e não criticar ou crucificar a moça do vídeo.

A primeira preocupação quando um cliente novo vai iniciar os treinos comigo é fazer uma avaliação física e postural, para:

-Encontrar padrões de movimento imperfeitos

-Identificar execução incorreta de exercícios

-Identificar desequilíbrios posturais.


Tendo esses dados na mão, o primeiro passo (antes mesmo de iniciarmos os treinos estéticos), é:

-Corrigir/amenizar problemas posturais

-Reeducar e/ou ensinar os padrões de movimento corretos

-Ensinar a interpretar e responder a comandos verbais durante as séries.

 

Só depois de todo esse conhecimento base estar fixado, os treinos estéticos ou de performance devem ser iniciados.

Em uma cadeira extensora, onde o único movimento necessário é a extensão dos joelhos, a praticante deveria estar totalmente estabilizada e movendo apenas a articulação do joelho.
Para que isso ocorra, o treinador precisa aplicar todo esse processo, e ao longo da série, disparar os comandos verbais para corrigir eventuais falhas na execução.

Verbais! Temos que ensinar o que precisamos que a pessoa faça. Precisamos ensiná-lo a nos ouvir e entender. Nem sempre precisamos colocar a mão.

Um bom treinador ensina um padrão de movimento, ensina o exercício. Ensina a pessoa a contrair os músculos certos na hora certa para que a postura se mantenha estabilizada.

Nesse caso, a moça fazendo o exercício mexe todo o corpo. O seu quadril, que deveria estar flexionado o tempo todo (pense em bumbum empinado para trás e colado no banco) está se estendendo – ou seja, ele fica levantando do banco, se inclinando para frente.

Com isso ela impõe um stress desnecessário à sua coluna, tira o quadriceps de sua posição mecânica ideal e desperdiça um monte de energia e concentração se movimentando em vão.

É preciso treinar pesado, mas é preciso treinar pesado com eficiência.

comece banner interno dcfit

Posts Relacionados

Newsletter

Informação de qualidade no seu email


Assine nossa newsletter para receber atualizações sobre os últimos artigos publicados, vídeos-tutoriais e promoções em consultorias.