A importância da qualidade da Contração na Musculação

Em teoria, quanto mais experiente nos treinos a pessoa for, mais facilidade ela tem em se manter estabilizada e isolar o músculo-alvo, mesmo no final da série, onde tudo está queimando e parecendo explodir.

Essa é um capacidade que deve ser desenvolvida e ensinada pelo treinador ainda nas fases iniciais do treinamento.

Essa capacidade de concentração, manutenção ideal da postura e ativação dos músculos-alvo, mesmo na vigésima repetição da quinta série de hack – que já é o último exercício do treino – é muito importante para resultados mais rápidos e seguros em hipertrofia.

Aprendi isso observando os powerlifters. Dizem que powerlfiting (PL) é simplesmente erguer o peso do ponto A para o ponto B. Mas quando você começa a estudar mais profundamente, percebe que uma coisa é comum entre os melhores treinadores e atletas: A forma de execução perfeita.

A maneira mais eficiente de aperfeiçoar, e consequentemente criar um ambiente favorável para o ganho de força e hipertrofia, o movimento é realizar repetições de boa qualidade:

-Contrações conscientes e fortes

-Movimentos executados com perfeição

Quando executamos perfeitamente uma repetição, reforçamos positivamente um padrão de movimento correto, aperfeiçoando esse processo neuromuscular.

Pessoas que treinam visando estética, geralmente levam as séries longe demais, passando da falha( realizando repetições parciais e/ou impulso) , ou deixando de se preocupar com a correta execução do movimento nas repetições finais.

Isso acaba tendo um forte impacto negativo no aprendizado motor e no desenvolvimento de suas habilidades e capacidades dentro do treinamento no futuro.

Não que reps parciais e o uso de um certo impulso não tenham seu lugar dentro da musculação. Certamente têm, mas na hora e situação certas.

Uma pessoa mais experiente, também terá maior facilidade em receber e interpretar os comandos verbais e fazer imediatamente os ajustes necessários.

Isso vem com o tempo, mas é uma capacidade que deve ser ensinada e estimulada.

Tudo dentro do treinamento com pesos é um processo e necessita uma progressão.

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