Por que Flex Wheeler vem fazendo Leg-Press com elásticos

flexwhheeler elasticos

Depois que anunciou a sua volta aos palcos do Olympia, na categoria Classic Physique, Flex Wheeler vem postando vídeos e fotos de treino com frequência.

Um video que chamou muito a atenção foi um no qual ele faz leg-press com elásticos servindo como resistência adicional.

Quais os motivos e benefícios dessa técnica?

Eu utilizo a “Resistência Acomodativa” em meus treinos e de meus clientes com sucesso há mais de 4 anos.

Fui o primeiro a escrever sobre isso em meu site e tive um artigo publicado na Revista Musculação & Fitness.

Quando falamos em curvas de força, estamos nos referindo a um gráfico que ilustra a variação de força em cada grau da amplitude de movimento de um exercício.

Force-curve

Existem exercícios cujas curvas de força são ascendentes, ou seja, quanto mais se chega próximo do contração máxima do músculo alvo, maior é a capacidade do indivíduo gerar força.
O Leg-Press é um grande exemplo e a grande prova disso é a quantidade de pessoas que diminuem a amplitude de movimento (descendo menos) para poder utilizar mais carga.

O uso de elásticos nos permite adequar a curva de força daquele movimento para que possamos usar mais resistência onde é necessário com o objetivo de ganhar a força necessária naquela porção do movimento.

Na parte mais baixa do leg-press, a carga fica muito pesada e nossa capacidade de gerar força é menor. Por isso, usamos menos carga em anilhas e adicionamos os elásticos.

Na parte mais baixa do movimento, os elásticos estão pouco tensionados, gerando praticamente nenhuma resistência. Conforme vamos empurrando o carrinho para cima, os elásticos vão se esticando e criando uma resistência adicional progressivamente maior.

Isso nos permite duas coisas: -Colocar mais tensão na região da amplitude de movimento onde somos capazes de gerar mais força -Utilizar uma carga menor na parte mais baixa do movimento, colocando menos stress nos joelhos, quadris e coluna lombar.

Analisando o resto dos treinos de Flex, acredito que ele esteja usando essa técnica para estressar menos as articulações.
A única coisa certa é que se ele continuar nessa evolução, vamos presenciar um mito trazendo um físico digno dos Deuses.

comece banner interno dcfit

Vejam o artigo completo sobre Resistência acomodativa:

Parte 1 –  http://dcfit.com.br/correntes-elasticos-musculacao/

Parte 2 –  http://dcfit.com.br/musculacao-resistencia-acomodativa-no-bodybuilding/

Posts Relacionados

Newsletter

Informação de qualidade no seu email


Assine nossa newsletter para receber atualizações sobre os últimos artigos publicados, vídeos-tutoriais e promoções em consultorias.