O Box Squat como exercício educativo para o Agachamento

Minha cliente Ana Paula em seu terceiro treino de agachamento comigo.

Nesse video ela faz um box squat, que uso como educativo para o agachamento.

A intenção do Box Squat é ativar e fortalecer a cadeia posterior (pense em uma cadeia de músculos na parte posterior do corpo – panturrilhas, femorais, glúteos, eretores de espinha). A idéia é agachar na caixa sem nenhum movimento anterior do joelho. Ou seja o joelho não deveria (ou deveria ter um movimento mínimo) se deslocar para frente.
Com isso forçamos o tronco a se inclinar para frente, a partir de uma pronunciada flexão de quadril.

Isso ativa e educa principalmente posteriores de coxa, glúteos e eretores de coluna, tendo extrema contribuição no agachamento convencional e na obtenção de resultados de uma maneira geral.

No video, a Ana usa uma caixa alta, pois ela ainda fez poucos treinos usando esse movimento.
De acordo com a evolução, a altura da caixa deve ir diminuindo, o que torna a ativação da cadeia posterior ainda maior.

Notem que ela já consegue fazer um bracing quase perfeito (praticamente não movimentação em flexão ou extensão em sua coluna – o tronco está estabilizado e se move como um bloco) e a sua movimentação do quadril e consequente ativação de glúteos também já está excelente.

Estou ansioso para ver como ela irá se sair nas próximas semanas de treino!

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