É tão importante assim variar e mudar constantemente os exercícios?

whatsapp-image-2016-11-03-at-19-31-02

A resposta é sim e não. Dentro do treinamento para estética (bodybuilding), onde a aquisição de massa muscular é importante, a variação de estímulos é importante.

Mas é nesse ponto que os equívocos começam.

Muitas pessoas levam essa ideia de “necessidade de variação” muito ao extremo e acabam trocando todos os exercícios todos os treinos.

Um dos papéis do bom treinador é educar seu cliente e orientá-lo para que ele tenha as ferramentas para encontrar quais são os melhores exercícios para sua evolução física.

Vamos dizer que para a pessoa X, o supino inclinado com halteres funciona muito bem, mas o supino inclinado não. Apesar dos melhores esforços dos dois na busca do aperfeiçoamento da execução do supino com barra, ele funciona. Não gera um pump, o cara não consegue sentir a musculatura e seus ombros até doem.

Por que então insistir? Por que tirar exercícios que o tempo e a experiência mostraram ser efetivos para aquele cara e colocar outros que não funcionam para ele?

Por que estava escrito em algum lugar que era necessário mudar o treino com frequencia?

O corpo precisa de tempo para se adequar e responder aos estímulos na musculação.

Iniciantes e intermediários deveriam se manter durante um tempo considerável fazendo os mesmos exercícios para que se possa descobrir o que funciona ou não para ele e para aperfeiçoar a técnica correta de execução.

comece banner interno dcfit

De um ponto de vista neuromuscular, é impossível para um iniciante fixar um padrão de movimento correto de um exercício básico que ele executa uma vez a cada 4 semanas.

Pessoas que treinam a mais de dez ou quinze anos talvez precisem de uma variedade maior de estímulos.
Vejo muitos treinadores e mesmo pessoas treinando por conta própria e querendo realizar variações desnecessárias de exercícios básicos.

A elevação lateral como exemplo – veremos gente que nem domina o movimento básico com perfeição e já fica fazendo (ou sendo orientado a fazer) variações em bancos inclinados e cabos.

Descubra o que funciona para você. Varie os estímulos na medida certa. Use com frequencia os exercícios que funcionam bem para você.

Posts Relacionados

Newsletter

Informação de qualidade no seu email


Assine nossa newsletter para receber atualizações sobre os últimos artigos publicados, vídeos-tutoriais e promoções em consultorias.